Mix de estampas é um assunto que vai e vem no mundo da moda e, mesmo assim, nunca se chega a um consenso.
Algumas pessoas defendem que a mistura de padrões é algo que deixa as composições mais interessantes, enquanto outras acreditam que looks assim não são harmônicos e menos ainda estilosos.
Já eu sou apaixonada não só por misturar estampas, mas também cores, texturas, tecidos... e acredito que existem maneiras simples e certeiras de deixar um look harmonioso e com muito estilo fazendo esse mix.
O que é mix de estampas?
Antes de irmos às dicas é válido contextualizar que mix de estampas é uma técnica de composição visual que envolve a combinação de várias padronagens de estampas, como flores, formas geométricas, animais e/ou padrões diferentes, criando um look único e interessante.
É uma ótima maneira de mostrar sua criatividade e individualidade, além de multiplicar suas opções de roupas!
Como misturar estampas e padrões?
Você quer trazer mais personalidade para suas composições, mas não sabe por onde começar?
Minha primeira dica é simples: Faça uma lista das estampas que você gosta: animal print, flores, xadrez, poá, listras, etc. e quais peças têm com cada padronagem.
A partir daí, você pode fazer seu mix de diferentes formas:
- mix com estampas diferentes, mas mesma cor: pra você iniciar, essa pode ser a forma mais fácil. Busque peças que compartilhem as mesmas cores e mudem apenas o formato da estampa. Assim, a composição não fica tão chamativa e você pode se sentir mais confortável com essa uniformidade.
- mix com a mesma estampa, em tamanhos e cores diferentes: por exemplo, poá pequeno na blusa e grande na saia (ou vice-versa). Aqui a ideia é que você brinque com as cores e com o tamanho dos padrões, criando um visual divertido e criativo. Mas tome cuidado! É importante ficar atenta à escala corporal e região do corpo que deseja destacar, pois estampas maiores expandem a região que se usa;
- mix de padronagens e/ou cores diferentes: aqui a sua criatividade é o limite e você pode misturar padrões geométricos e florais, xadrez e poá ou o que mais sua imaginação criar. Minha sugestão? Tenha um ponto de ligação entre ambas que pode ser uma cor presente em ambas ou mesmo nos acessórios.
Definiu quais estampas farão parte do seu mix? Então vamos pra segunda dica sobre como tornar o seu visual mais harmônico:
- Linhas curvas, como florais e poás, ficam mais harmônicas em silhuetas curvas;
- Padrões geométricos, como listras e xadrez, harmonizam melhor com silhuetas angulares.
E, por fim, na hora de escolher o tamanho da estampa, leve em consideração a sua escala óssea:
- Gente graúda + Estampa miúda = gente mais graúda ainda;
- Gente miúda + Estampa graúda = gente mais miúda ainda.
E por falar em facilitar a vida…
Como usar mix de estampas no trabalho?
Se você não trabalha em uma empresa adepta ao uso de uniformes, é bem provável que leu o texto pensando em como aplicar as dicas ao seu ambiente profissional. Acertei?
A boa notícia é que o mix de estampas não é algo pra revolucionar a sua forma de vestir, mas sim complementar e trazer mais personalidade ao seu visual.
Por isso, comece com estampas que você se sinta confortável em usar, com cores que já façam parte de seu armário.