Viajar é uma oportunidade para expandir os horizontes, abrir a mente e conhecer novos contextos. Inspirada na viagem que fiz recentemente, vou compartilhar aqui com você alguns destaques sobre as malas de viagem práticas, para que você também saiba como montar a sua. Combinado?
Em primeiro lugar, gosto de dizer que mais do que roupas, a mala carrega consigo a expressão do nosso vestir, ser e, consequentemente, estar. Por isso, para montar uma mala de viagem prática, você precisa antes de tudo fazer três perguntas-chave:
1) Quantos dias vou permanecer por lá?
2) Qual é a temperatura do local? e
3) Tenho eventos já confirmados que necessitem de um dress code específico?
Pode parecer muito básico e, na verdade, é! Mas mesmo assim muitas pessoas se deixam levar pela insegurança de “serem pegas desprevenidas”. Dominadas por este sentimento, acabam carregando muitos itens que sequer vão ser usados e podem, inclusive, gerar peso extra na bagagem. Então, para não pegar a estrada “de mala e cuia”, como dizemos aqui no sul, confira algumas dicas práticas nos parágrafos abaixo.
Pense no seu roteiro
Como expliquei anteriormente, é imprescindível que você calcule mais ou menos quantos looks vai precisar ao longo da sua viagem. A partir disso, comece por aqueles que serão maioria no seu vestuário. Ou seja, se você vai tirar férias, as roupas casuais e confortáveis devem ser pensadas primeiro. Se viaja a trabalho, os looks para eventos formais merecem mais espaço na sua mala, concorda?
Antes de mais nada, você precisa ter em mente que, principalmente em viagens, repetir o uso das peças de roupa é totalmente normal e aceitável. Inclusive, você pode pensar em levar algumas peças mais básicas para repetir o uso em outros looks. Já, já vou exemplificar tudo aqui, então continue lendo.
Composição visual para usar no carro ou no avião
Seja qual for o meio de transporte que você vai utilizar, as roupas para este momento da viagem precisam ser, em primeiro lugar, confortáveis. Afinal de contas, você não quer passar horas e horas com uma calça apertada demais, com uma blusa que não te deixa relaxar ou com apetrechos muito volumosos que acabam incomodando os outros passageiros, não é?
Como exemplo, o meu aerolook desta viagem eu repeti na ida e na volta. Sei que para algumas pessoas viajar de avião tem um certo glamour. Mas mesmo assim, é sempre importante pensar no conforto! Isso porque, de uma forma ou de outra, você vai precisar se movimentar bastante nos aeroportos. Já imaginou passar por todos esses trâmites com roupas que limitam o seu movimento? Melhor não!
Por isso, para a minha viagem aérea, escolhi um conjunto de malha em uma cor neutra que, caso fizesse mais frio, combinaria tranquilamente com qualquer casaco da mala. Outros dois detalhes também foram pensados para essa composição:
Lenço no pescoço: Além de ser uma marca pessoal e afetiva, como contei nas minhas redes sociais no Dia das Mães, o lenço dá um up nesta composição de cores neutras e, claro, também protege a área do pescoço do ar-condicionado do aeroporto e do avião.
Bolsa tiracolo: A alça alongada facilita o momento de carregar as outras bagagens, deixando você com as mãos livres para também manusear documentos, passagens e tudo mais. Repare que eu usei essa mesma bolsa ao longo de toda a viagem!
Opte por peças versáteis e práticas
Quando cheguei ao meu destino, diversas programações ocorreram ao ar livre. Aproveitei as temperaturas amenas (me informei sobre o clima de lá antes de fazer a minha mala de viagem prática) e montei composições super confortáveis. O destaque aqui está em três pontos:
- Calça de couro preta: Ela é muito versátil, compõe com diversas ocasiões e dress codes. Além do mais, é uma peça que se sujar um pouco é só passar um paninho e ela fica nova!
- Colete: Essa peça eu adoro! Além de me proteger do vento frio, ele pode ser enrolado e cabe perfeitamente dentro da bolsa. E como eu disse no post anterior, conforto é tudo! Ter as mãos livres facilita muito o passeio!
- Bolsa: Como você já viu no meu aerolook, a bolsa se repetiu aqui! Novamente, suas características como tamanho, tipos de alça e cor casaram com a proposta da ocasião.
Confira nas seguintes fotos alguns dos meus looks e perceba como, no estilo mais confortável, eu repeti diversas peças, em composições diferentes.
Roupa para jantar
Depois de conhecer os detalhes de algumas composições visuais mais casuais e confortáveis, chegou a hora de eu mostrar a você as escolhas que fiz para um evento especial, uma experiência enogastronômica. Usei um conjunto de calça e blusa de seda, já que o ambiente interno possui calefação.
Para combinar, apostei em uma bota de cano longo e um casaco térmico, para me proteger da baixa temperatura que eu poderia enfrentar durante o deslocamento até o evento. O interessante é que apesar de volumoso, esse casaco é super leve, prático e reversível (nylon e pele). Além disso, mantive a única bolsa da viagem. Isso confirma a escolha versátil e bem pensada, percebeu?
Concluindo…
Como você pôde ver ao longo das minhas explicações, as composições visuais de roupas e acessórios da viagem tinham dois pontos em comum: conforto e versatilidade. Mesmo com diversas atividades, sempre é possível tornar a sua mala de viagem mais prática e enxuta, sem perder também o estilo e a personalidade. É só dedicar um pouco de tempo na hora de fazê-la.
E tem mais: eu poderia passar mais uma semana lá, somente alterando algumas peças, como as blusas nas composições visuais. Basta usar a criatividade. E agora, pronta para fazer as malas?