Esses três nomes carregam significados bem diferentes, conheça cada um deles a partir de agora:
Vamos iniciar esse assunto com a citação de um dos maiores ícones do mundo fashion:
“A moda passa, o estilo permanece”
- Coco Chanel.
Portanto, podemos dizer que a moda é cíclica, muda de tempos em tempos. Ela diz respeito à caracterização de períodos específicos, como costumamos falar, “a moda dos anos 80, anos 90”.
Alguns modelos de roupa, acessórios e até cortes de cabelo marcaram uma geração. Você consegue lembrar das peças com muitas cores, brilhos, paetês, mangas bufantes, pochetes e polainas da década de 80? Pois então!
Entretanto, padronagens de estampas de determinada época se tornaram atemporais como o poá, listras, xadrez e animal print.
Mas atenção! Não confunda com o modismo, em que acontece uma febre de determinada peça que perdura por algumas estações.
Já o estilo, é o que acontece de dentro para fora, é entender os motivos que nos levam a determinadas escolhas. É o jeito de se vestir, a essência, preferência e autenticidade de cada um. Porém, ele pode mudar com o tempo e ser influenciado pelo ambiente externo. É uma poderosa ferramenta de comunicação que pode nos ajudar a ser não só o que somos, mas também quem desejamos ser.
Além disso, podemos ter vários estilos ao mesmo tempo e eles podem variar dependendo do nosso momento de vida. Na minha Consultoria de Estilo, te ajudo a trazer elementos do vestir que façam com que você sinta-se da maneira que precisa pra atingir seus objetivos.
Por último, temos a tendência, que é o estudo feito por analistas de comportamento e impactam diretamente nos consumidores. Assim, eles definem quais as probabilidades de cores, formas, comportamento e desejos, que as pessoas estarão predispostos a seguir, não sendo um produto em si.
A tendência pode ou não vingar.
Como diz Ju Lopes:
"Tendência não é a blusinha verde da vitrine, mas a seta que faz o consumidor comprar mais ela do que outras opções."
- Ju Lopes
“A moda absorve e reflete os fluxos do mundo, capta os acontecimentos, vivências subjetivas, fatores econômicos, políticos e culturais e os transforma em imagens, roupas e acessórios."
- Cristiane Mesquita
Eu, como Consultora de Imagem, preciso estar sempre antenada às tendências de comportamento e conhecer profundamente o estilo pessoal do meu cliente, utilizando as tendências como ferramenta a favor de seus desejos.
Quando conhecemos de verdade nosso estilo, não ficamos atrelados a tendências de moda e sim as utilizamos caso façam sentido pra nós.
- Zoraia Lahude
Gostou do conteúdo e ficou interessada em entender melhor o seu estilo para ser ainda mais coerente e assertiva nas suas escolhas? Entre em contato comigo pelo WhatsApp https://bit.ly/WhatsZoraia!