De repente você se apaixona pela blusa de uma blogueira e decide comprar uma igualzinha. Mas ao provar, descobre que ela simplesmente não cai bem em você, te deixando apagada, com cara de cansada. Saiba que isso não significa que a blogueira é a escolhida dos deuses, mas sim que ela conhece bem a sua cartela de Coloração Pessoal. E já que essa é uma das minhas especialidades como Consultora de Imagem, nada melhor do que eu compartilhar um pouco do meu conhecimento por aqui. Por isso, neste artigo, você vai saber o que é e como usar a Coloração Pessoal a seu favor. Vamos lá?
O desejo em massa das pessoas descobrirem suas cartelas de Coloração Pessoal se intensificou recentemente com a viralização de diversos vídeos nas redes sociais. Eles mostram como as cores podem evidenciar a beleza de uma pessoa ou fazer o completo oposto, você já viu? A partir disso, muita gente percebeu que as cores têm muito poder sobre a nossa imagem. Vamos entender este assunto um pouco mais a fundo?
O que é a Coloração Pessoal?
Como eu já trouxe aqui no site antes (clique aqui para ver), a Análise de Coloração Pessoal é um teste feito para descobrir quais são as características de cor que combinam com você. Ele leva em conta aspectos como temperatura (quente ou frio), intensidade (suave ou intensa) e profundidade (claro ou escuro). A partir disso, encontramos a cartela de cores que melhor harmoniza com a sua beleza.
Em outras palavras, a Coloração Pessoal é uma ferramenta poderosa. Afinal, ela facilita, por exemplo, a escolha de composições visuais, dando-lhe mais consciência do que valoriza você, sem ter que provar inúmeras peças de roupa até encontrar a ideal. A avaliação também leva em conta subtom de pele, cabelo, olhos, sobrancelhas e o contraste entre eles. Com a análise pronta, você recebe uma cartela com 60 tons para roupas, acessórios, maquiagem e cor cosmética de cabelo, com orientações de como usá-las no dia a dia. Além de outras possibilidades, caso algumas cores que você gosta não estejam incluídas nessa cartela.
Como descubro a minha paleta de cores?
Por se tratar de uma avaliação feita com a comparação entre bandeiras de tecidos e luzes específicas e adequadas, é sempre interessante procurar uma profissional para realizar este serviço. Mas eu garanto, ninguém se arrepende. Afinal de contas, você passa a ter mais controle do seu vestir, da sua expressão por meio das composições visuais. Inclusive, você pode marcar o seu horário comigo. Para me chamar no WhatsApp basta clicar aqui. E se você já tem uma ideia de quais cores evidenciam a sua beleza, confira as dicas abaixo.
Paleta Inverno
Como você já pode imaginar, trata-se de uma estação com cores frias e intensas, mas lindas! Nela predominam as cores mais escuras, assim como metais prateados, intensos (polidos) e/ou envelhecidos. Nesta paleta, o contraste entre as tonalidades é bastante visível.
Paleta Verão
Assim como no inverno, as cores do verão também são consideradas frias, porém claras e suaves (opacas, acinzentadas). Por isso, os acessórios na cor prata continuam sendo uma boa escolha, porém foscos e claros. Nesta, as cores mais claras e suaves predominam e o contraste entre tonalidades é mais sutil.
Paleta Outono
Diferente do inverno e do verão, as paletas de outono são tal qual as paisagens da estação: quentes e escurecidas. Lembra das folhas do plátano, amareladas e escurecidas? É neste sentido. Por isso, os metais mais harmônicos aqui são o dourado e o bronze opacos. Por outro lado, as cores mais opacas, quentes e escuras harmonizam melhor nesta característica tonal.
Paleta Primavera
Os tons claros e quentes, intensos e/ou brilhantes têm predominância na paleta Primavera, tal qual a estação mais florida do ano. Sendo assim, quem tem características de cor que harmonizam com esses tons, fica muito bem com acessórios dourados e prateados, porém polidos.
Enfim, conhecer a própria coloração pessoal garante para você a oportunidade de brincar com as cores nas composições visuais, nos acessórios e na maquiagem do dia a dia. Isso significa mais segurança nas escolhas e mais possibilidades de expressão por meio do que você veste e da maneira como se apresenta ao mundo.