Vestir-se de forma harmônica pouco tem a ver com os padrões de estética impostos pela sociedade. Antes de mais nada, saiba que a linguagem visual, assim como seu corpo, é uma maneira de se comunicar. Por isso, o fato de conhecermos bem as nossas características físicas nos faz perceber o que se encaixa adequadamente a elas. Isso nos leva a escolhas conscientes ao adquirir nossas roupas, com o propósito de atingir uma silhueta equilibrada. Pensando nisso, separei hoje algumas dicas para você identificar o seu tipo de silhueta, seguidas de estratégias visuais para cada formato de corpo, valorizando-o do jeito que ele é.
Descubra qual a sua silhueta entendendo seu corpo
Para começar, vou explicar o método que utilizo, com base na anatomia humana. O objetivo é ajudar você a perceber seu corpo como um todo, em todas as suas dimensões. Sendo assim, volte o foco da sua análise para o seu torço, no qual se localizam três regiões essenciais para a sua silhueta: ombros, cintura e quadris. Saiba que a variação de volumes entre essas partes é o que vai determinar o seu tipo de corpo. Em geral, se divide esses tipos em 5 categorias, as quais você vai conhecer, uma a uma, a seguir. Então, antes de começar a entender a sua, sugiro que você vista um body ou biquíni em frente ao espelho, combinado? E mãos à obra!
Caso você tenha dificuldade para perceber qual a sua silhueta, sugiro que separe dois bastões. Com eles em mãos e de frente para o espelho, posicione ambos na região anterior do ombro, na região das axilas, descendo pela lateral dos quadris. Observe a figura que se formará! Confira as diferenças entre cada uma delas:
Silhueta em X:
Neste tipo de silhueta, os dois bastões estão paralelos entre si, demonstrando que você tem ombros e quadris com larguras proporcionais. Na silhueta X, a sua cintura também fica evidente, cabendo cerca de 2 dedos folgados entre a sua cintura e o bastão.
Embora esta silhueta seja equilibrada, é preciso ficar atenta! Roupas muito apertadas podem exaltar suas curvas além do ideal e fazer com que ganhe alguns quilinhos a mais. Por isso, procure valorizar a sua cintura com peças que marquem esta área. Pensando nisso, opte por tecidos leves e fluidos, como seda e jérsei.
Outra dica importante é para aquelas pessoas que têm um contorno do torso curvilíneo (mais cheinho), que lembra um 8. Se os seus ombros são suavemente arredondados e você tem quadris curvos, também se trata de uma silhueta equilibrada.
Estratégias que favorecem a silhueta X:
- blusas com decote V
- calças retas ou pantalonas
- blazer levemente acinturado
- vestido tubo, levemente acinturado
- saia lápis
- mangas ¾
Resumindo
Percebeu que seu torso é curvilíneo? Então saiba que os tecidos leves, com bom caimento, se acomodam perfeitamente nas suas curvas. Apenas lembre-se que quanto mais acentuadas forem suas curvas, mais soltas devem ser suas roupas.
Silhueta em H:
Esta silhueta é um pouco parecida com a X, onde os bastões ficam retos e paralelos, mostrando que existe proporção entre o volume dos seus ombros e dos quadris. A diferença, no entanto, está na sua cintura, ausente ou pouco evidente, fazendo com que o seu corpo aparente ser mais retilíneo.
Assim como todas as outras, esta silhueta pode se apresentar tanto em mulheres bem magras, quanto naquelas com corpo mais volumoso. Lembre-se de que não estamos falando de peso aqui, mas sim de formato de corpo, ok?
Bom, para criar um visual equilibrado, o foco será na cintura. Então procure criar linhas inclinadas e utilizar tecidos estruturados, com recortes na modelagem, formando uma curva na região da cintura, assim como efeitos gráficos. Uma das formas de criar uma cintura evidente, é criar volumes nos ombros e nos quadris, equilibrando assim a silhueta.
Estratégias que favorecem a silhueta H:
- peças acinturadas
- calças skinny
- jaquetas com volumes nos ombros e quadris
- blazer acinturado com volume nos ombros
- saias a e acinturadas com volume nos quadris
- colete estruturado
- vestido com efeito gráfico para marcar a cintura
Resumindo
Você percebeu como o contorno dessa silhueta é predominantemente reto? Sabendo disso, você pode criar uma cintura mais evidente aumentando a largura dos ombros e dos quadris. Sendo assim, dê preferência para os tecidos com uma certa rigidez e recortes com linhas diagonais na região da cintura.
Silhueta em O:
Assim como as silhuetas X e H, a silhueta O geralmente apresenta proporção entre o quadril e os ombros. Mas, dessa vez, a cintura tem mais volume, dando um aspecto mais oval ao visual.
Pessoas cuja silhueta se encaixa nesta figura "O" costumam encontrar dificuldades em vestir a porção média do torso por ser mais volumosa. Para minimizar o volume nesta região, o segredo é conduzir o olhar do observador para outras áreas como o colo e as pernas usando decotes, saias e vestidos em comprimento confortável. Ah, os sapatos mais chamativos valem ouro!
Outra dica é ficar atenta às roupas muito justas na região do abdômen, o que acaba dando mais evidência a ele. Da mesma forma, roupas excessivamente largas também não resolvem porque também realçam o volume. Sendo assim, procure vestir peças que fiquem ajustadas ao corpo, mas sem apertar.
Estratégias que favorecem a silhueta O:
- camisas com ombreira
- blusa decotada assimétrica
- calça reta
- saia reta
- vestido reto com recorte longitudinal
- recortes logo abaixo do busto
- detalhes nas costas como drapeados
- colares mais curtos são excelentes
- escolha calças de gancho alto logo abaixo da cintura, sem detalhes na região do quadril
- use uma terceira peça como coletes, casacos abertos que minimizam a região do abdômen, e criam uma linha reta conduzindo o olhar para baixo
Resumindo
Como você deve ter percebido, um dos principais objetivos da silhueta tipo O é suavizar o volume do abdômen. Tendo isso em vista, saiba que a suas pernas, o seu colo e as extremidades do seu corpo são seus grandes aliados. Por isso, use comprimentos de decotes, saias e vestidos que lhe deixem confortável. Não se esqueça que também são aliados os sapatos e acessórios, o cabelo bem feito e a maquiagem. Use e abuse das sobreposições com terceiras peças que criam um linha vertical na silhueta, ok?
Silhueta em V:
Ao se medir com os bastões, veja se eles ficaram mais abertos na região dos ombros - mais largos e angulares do que no quadril. Se sim, o seu tipo de silhueta é o V. Sendo assim, dizemos que a parte superior do torso é mais evidente. O contorno do seu torso é formado por 2 linhas inclinadas em direção aos quadris. Ou seja, os quadris e as pernas são a parte mais leve da sua silhueta. Então, para equilibrar, é interessante buscar itens que diminuam visualmente a largura dos ombros. Por isso:
Itens que favorecem a silhueta V:
- dê preferência para roupas sem volume e ou detalhes nos ombros, como ombreiras, babados, mangas franzidas, decotes tomara que caia
- blusas ou blazer peplum
- vestido acinturado com volume nos quadris
- saia e vestidos linha a (evasê)
- calças e shorts com pregas ou bolsos
- tecidos mais rígidos ajudam a criar volume na região dos quadris
Resumindo:
Para equilibrar o contorno da silhueta tipo V o foco é diminuir visualmente a largura dos ombros. Por isso, procure manter os ombros o mais discretos possível aumentando a proporção dos quadris. Para conseguir isso, aposte em roupas com modelagens em A e tecidos mais estruturados.
Silhueta em A:
E, por fim, se ao posicionar os bastões na sua lateral e eles se abrirem mais na região dos quadris do que nos ombros, então você tem uma silhueta tipo A. Ao contrário do que o tipo V, o tipo A tem a parte superior do torso mais leve do que a inferior, dos quadris. Sendo assim, pessoas com esta silhueta geralmente têm a cintura mais evidente e o contorno do quadril curvo. Para chegar a este equilíbrio, ou seja, ressaltar a parte superior do torso - os ombros - leve em conta:
Estratégias que favorecem a silhueta A:
- ombreiras
- decotes ombro a ombro
- golas com volumes e linhas horizontais
- decote ombro a ombro, canoa
- cores vivas na região dos ombros
- calça pantalona
- saia reta
- blazer reto com ombreiras
- calça reta
- evite tudo que possa aumentar a região dos quadris, como pregas, bolsos drapeados e tecidos estruturados, calças modelos skinny e flare.
Resumindo
Você viu que a maneira mais eficaz de controlar o peso visual dos quadris não é apertando a área e sim aumentando horizontalmente a extensão dos ombros. Então acentuar as regiões estreitas como cintura, joelhos e tornozelos, podem torná-los visualmente mais largos.
E para encerrar...
Como você pôde ver, o corpo humano é muito complexo para ser rotulado. Sendo assim, saiba que cada pessoa tem particularidades que a torna única, o que é muito bom! Então, agora que você utilizou este esquema para entender qual é o seu tipo de silhueta, que tal começar a testar essas estratégias para você se vestir com mais equilíbrio e proporção? Isso, claro, caso alguma coisa no seu corpo deixe você desconfortável e insegura. Vista o que é melhor para você!
Espero ter ajudado! E se você tiver dúvidas e quiser acompanhar mais dicas, está mais do que convidada a me seguir no Instagram, clicando aqui.